BEM-VINDO!
EMPRESAS TRANSNACIONAIS
CURIOSIDADE :
1
RELAÇÃO DE UMA MATRIZ COM SUAS FILIAIS

UM POUCO SOBRE
TRANSNACIONAIS:

Fonte : Google Imagens
As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em dversos territórios ao redor do mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.
São empresas que exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países. Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos que detêm um grande capital acumulado; o excedente, nesse caso, é direcionado para países em todos os continentes. Elas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.
Segundo o Business International Research Report, os anos 90 testaram a capacidade das empresas transnacionais em reagir rapidamente às mudanças globais de recursos humanos, assim como em todas as outras áreas. Os métodos tradicionais de recursos humanos tiveram de ser redefinidos, ampliados e aplicados, de modo a atacar novos desafios que variam conforme o perfil da nova força de trabalho (Nascimento Neto, 1996; Bernardi, 1998).
Para sua instalação acontecer, o governo oferece uma série de benefícios e incentivos, tais como isenção parcial ou total de tributos, até mesmo dos lucros. Esses países se submetem a essas exigências a fim de atrair novos investimentos estrangeiros e também garantir a permanência das empresas.
Os investimentos dessas empresas são altíssimos, uma vez que a matriz emite os recursos para as filiais localizadas em muitos países pouco desenvolvidos. Nesses países, as transnacionais exercem funções importantes como acelerar o desenvolvimento industrial e gerar postos de trabalho.
As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.
Atualmente, as empresas transnacionais empregam 20% da mão-de-obra industrial global, porcentagem que chega a 40% na comunidade industrializada. Com seus próprios recursos de financiamento podem operar em todo o globo, apoiadas pelas suas próprias pesquisas científicas e tecnológicas. O papel nacional governamental limita-se mais e mais à regulamentação; muitas das transnacionais faturam, individual e anualmente, montantes que chegam a US$ 1,5 trilhões. Metade do seu capital fixo, prédios, máquinas e centros de pesquisa, está situado no estrangeiro. Cerca de dois terços dos seus funcionários trabalham em unidades fora das nações de origem. (Moran, Harris e Stripp, 1997).
TRANSNACIONAIS NO ÂMBITO BRASILEIRO :
As nações mais desenvolvidas, como os Estados Unidos, Canadá, Japão e a União Europeia, abrigam a maioria das sedes das transnacionais, que instalam suas filiais em vários países, sobretudo nos subdesenvolvidos e nos emergentes. O Brasil, por exemplo, possui várias filiais dessas empresas: McDonald’s, Burger King, Coca Cola, Pepsi, Carrefour, Unilever, entre tantas outras.
Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios.
A partir de 1970, o Brasil teve empresas que começaram a se destacar, abrindo assim filiais em outros países e se tornando, portanto, empresas transnacionais, visto que houve grande expansão da área de atuação das empresas. Durante a década de 1970, existia cerca de 70 filiais de empresas brasileiras instaladas no exterior e, em 2010, esse número chegou a 350.
As empresas transnacionais do Brasil atuam em vários segmentos: aviação, construção civil, cosméticos, máquinas e equipamentos, mineração tendo como empresas atuantes nessas áreas a Petrobras, Embraer, Natura, Gerdau e Tigre.
O sucesso de muitas transnacionais brasileiras, reflete diretamente no PIB, uma vez que a renda vinda do exterior por transnacionais chega a 1 bilhão de dólares por ano.

Fonte: Ranking das Transnacionais Brasileiras 2011 - FDC.
Comex